sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Resenha: A Outra Face

Livro: A Outra Face
Autora: Deborah Ellis
Editora: Editora Ática

Oi gente bonita! Hoje trago para vocês a resenha de um livro incrível, que retrata uma realidade muito diferente da que vivemos, a vivida pelas mulheres do Oriente Médio e vivem sobre um regime onde são não são ouvidas pela sociedade.
A Outra Face, é um livro da autora Deborah Ellis, ele conta a história de Parvana, uma garota que vive no Afeganistão, onde para sair de casa é necessário que estejam acompanhadas de um homem e usando a burca (que cobre a mulher da cabeça aos pés, só deixando um buraquinho para enxergar).
Parvana é uma garota que vem de uma condição social boa, o pai havia estudado na Inglaterra e mãe cuidava dos filhos em casa. Antes da Guerra do Afeganistão, Parvana ia à escola, mas depois que o Talibã assumiu o controle do país, escolas foram fechadas e inúmeros ataques aconteceram, deixando Parvana e sua família morando em cômodo de Cabul.
Com o Talibã perseguindo todos que possuíam algum tipo de educação, não tardou para que o pai de Parvana fosse preso, deixando a família sem um líder masculino. Então, como alimentar quatro crianças e uma mulher?
Logo após a prisão do pai, a mãe dessa família entrou em um grave depressão deixando seus filhos sem cuidados, mas sua amiga resolve ajudar a família de Parvana, dando uma solução para esse drama e qual era?
Parvana, deixaria de ser uma menina e passaria a ser menino, com as roupas do irmão que havia morrido e com um novo corte de cabelo, um novo membro da família surgia, o nome era Cassim.
Com sua nova forma, Parvana assume a função de chefiar a família, desde tarefas simples como pegar a água no poço até colocar o alimento na mesa de casa.
E como uma menina iria conseguir dinheiro? Seu pai escrevia cartas para pessoas analfabetas e Parvana conseguia o sustento da casa através disso e depois desse acontecimento acontecem muitas coisas que não vou dar spoiler, então vou parar por aqui.
A leitura do livro é leve e fácil, o que deixa a experiência com uma cultura extremamente diferente da nossa muito mais interessante.
Recomendo muito esse livro para todos aqueles que querem conhecer um pouco mais do Oriente Médio e se encantar com essa história. Um detalhe que vou ressaltar aqui, é que a autora Deborah Ellis, foi até campos de refugiados no Afeganistão para buscar inspiração para este livro.

Bem gente, hoje foi isso e até a próxima.
Não se esqueçam de deixarem nos comentários se já conheciam esse livro ou se conhecem algum do tipo.

22 comentários:

  1. Oi linda!
    Eu li há algum tempo o livro A Princesa, que faz esta mesma linha e apresentação a cultura do Oriente Médio. Adorei sua resenha a acredito que irei ler este livro se tiver uma oportunidade.
    Beijo
    www.todamoderninha.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia o livro e também nunca li algo parecido. Fiquei bem curiosa com sua resenha
    Beijos.

    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar, mas AMEI a resenha, Giulia
    É o estilo de livro que gosto! <3

    =**
    Mani Piñeiro

    ResponderExcluir
  4. É bacana livros que fogem totalmente da nossa zona de conforto
    Curti :)
    www.camilakellen.com

    ResponderExcluir
  5. adorei a resenha, nunca tinha visto esse livro !
    estou tentando mudar meu estilo de livros, pedi cemitério de praga essa semana
    bjs

    Linda, tô participando do concurso We Love Fashion Blogs da Petite Jolie O.O, tô muito feliz e preciso de um voto seu caso ache que eu mereço, é rapidinho, clica ali e vota <3
    http://welovefashionblogs.com.br/desafios/1/ellen-de-souza-freitas/2986

    ResponderExcluir
  6. Oii,
    Uma leitura desafiadora e de deixar o emocional fervendo.
    Adorei e não conhecia.
    Certeza que vai pra lista ♥

    tenha um ótimo domingo.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha! Só nao gostei muito da capa kkkkkk mas é aquela coisa de nao julgar o livro pela capa, né? É que valorizo muito o design do livro, gosto de coisas que chamem minha atençao, pq muitas vezes, o livro so fica bom na metade ele kkkkk Mas eu amei esse <3
    https://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas gostei muito de sua opinião sobre a obra.
    Acho muitíssimo válido ler livros com grande carga cultural, principalmente quando a cultura citada no livro é totalmente distinta da nossa.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece ser muito bom, gostei da resenha
    beijos
    www.estilopropriobysir.com

    ResponderExcluir
  10. OI Flor
    Tudo bem?
    Eu ainda me pego impressionada como a forma que as mulheres são tratadas no Oriente Médio e simplesmente Absurdo!e confesso que estou muito comovida com a Historia! se não existe tantos costumas, não posso julga-los sei que eles vivem de culturas e ate mesmo religiões, mas mesmo assim e um pouco revoltando, e se passar por homem para alimentar a própria Família?este Livro deveria se torna um filme,para que as pessoas pudessem ter mais acesso!,enfim adorei Resenha e livro e pretendo lelo.
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Interessantíssimo esse livro. Com toda essa guerra na Síria, pode nos ajudar a entender melhor o que essas pessoas estão passando, a partir do entendimento da cultura delas.

    bjus

    http://www.cheiadepapo.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nossa que interessante! Fiquei curiosa para ler o livro!
    beijinhos, Rê
    http://blogsonhosdeverao.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Amei a dica *.* Fiquei curiosa pelo final. O oriente médio é como se fosse outro mundo, as coisas são muito diferentes, eu não consigo compreender as idéias deles.
    www.charme-se.com

    ResponderExcluir
  14. Que história foda! Daria um ótimo filme. Muito triste esses países onde as pessoas são perseguidas por ter estudo, por serem mulheres, enfim é péssimo pensar que em pleno ano de 2015 ainda existam lugares assim no mundo...

    http://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Esse eu não conhecia, mas ja li 'o caçador de pipas' e algum outro que nao lembro o nome, com um pouco de foco nessas histórias..

    no caso do caçador de pipas me emocionei muitooo!

    beeeijos

    www.jafomoslegais.com

    ResponderExcluir
  16. não conhecia esse livro :O
    Adorei a história, gosto bastante de livros com essa temática :D
    bjoka http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia e gostei bastante da resenha!
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  18. Oi, amore
    Não conheço o livr, mas o enredo é fascinante sobre uma cultura muito diferente da nossa. Vale a pena ler.

    Mil beijos e uma excelente semana,
    http://www.dmulheres.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Que legal essa história! Parece ser muito boa e bem diferente das que leio normalmente, fiquei curiosa pra conhecer a cultura e dificuldades vividas por eles.

    beijo
    www.blogbelatriz.com

    ResponderExcluir
  20. Não gostei dessa capa haha :c mas fiquei curiosa pra ler, me diz uma coisa... É meio que uma distopia? Fiquei com dúvida.

    ResponderExcluir

 
© Lua de Fevereiro - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Giulia Tavares.
imagem-logo